Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha?
Quando começamos a praticar caminhadas, trekking, acampamentos ou outras atividades relacionadas ao Montanhismo é comum termos dificuldades e dúvidas para escolher nossos primeiros equipamentos. Por isso, separamos para você algumas dicas que ajudarão a minimizar os erros no momento da compra e te ajudar em como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha.
Compre inicialmente o mais importante:
– barraca de camping, mochila cargueira, botas de trilha, saco de dormir, isolante térmico e vestuário.
Muita atenção para três coisas:
– Peso (quanto mais leve, maior o conforto)
– Volume (não adianta ser leve e ser enorme)
– Características Técnicas (especialmente barracas e mochilas)
Se você pretende entrar logo de cara em Expedições e Travessias de longo curso, vale a pena investir em três coisas: barraca de camping, mochila cargueira e botas de trilha. E não pense que ao economizar numa barraca barata ou numa mochila não muito resistente estará saindo em vantagem. Esses produtos não lhe atenderão bem por muito tempo (ou talvez jamais lhe atenderão bem). Muito menos lhe oferecer o conforto e segurança necessários para a aventura.
Bons equipamentos quase sempre são mais caros e tem durabilidade maior.
Equipamentos
– Barraca de Camping:
1) Para caminhadas, sempre procure as mais leves (com menos de 3kg). Hoje existem barracas excelentes para 2 pessoas pesando de 1,5kg a 2,0kg.
2) Pense sempre nos momentos de maior dificuldade: como a chuva. O avanço é muito útil para botar suas botas molhadas e uma boa proteção de coluna d’água (10000mm ou mais) fará muita diferença. Em grandes expedições, o avanço é invariavelmente uma área de cozinha também. Barracas que não possuem sobreteto separado da parte interna tendem a condensar água por dentro (dentro está quente, fora está frio). Além disso, muitos modelos têm a lona costurada na base e, não havendo sobreteto, deve haver uma impermeabilidade muito forte na costura, caso contrário a água entrará por ali. Outro item importante sobre as chuvas é que as gotas rebatem no solo e levantam pingos por baixo do sobreteto. Por isso fique atento aos modelos cujo sobreteto não vai até o chão (e nas costuras da base também) e sempre que possível teste para ver se os respingos entram por debaixo do sobreteto.
3) Detritos embaixo da barraca podem estragar seu acampamento. Além de verificar o solo na hora da montagem, uma lona específica chamada de “footprint” em inglês, por baixo da barraca pode ser muito útil para protegê-la e prolongar a vida útil do equipamento. Alguns modelos já vem com ela incluída, outros possuem como opcional vendido separadamente.
4) Não se esqueça de que é preciso espaço para os usuários e suas mochilas. Todavia barracas grandes, com 4kg ou mais devem ser usadas apenas em lugares de fácil acesso (de carro por exemplo). O design da barraca será fundamental no aproveitamento do espaço, compare as medidas dos diferentes modelos.
– Mochilas:
1) Mochila de Ataque – 20L a 35L: A mochila de ataque deve possuir o tamanho ideal para suas aventuras de curta duração. Elas devem acomodar tudo o que você precisa e possuir bolsos espalhados por toda a mochila para que você possa separar os itens e ter acesso rápido a tudo o que precisa. São usadas em trilhas curtas ou em expedições de performance, onde não se faz pernoite. Também são muito usadas em conjunto com mochilas cargueiras durante longas expedições.
2) Mochilas Coringa – 40L a 60L: A mochila coringa é o ideal de flexibilidade. Perfeita para quem tem orçamento apertado e curte aventuras de um dia ou mais, porém se mostram pequenas para longas expedições. Podem ser usadas para transportar uma quantidade maior de roupas e até um saco de dormir caso necessário, mas também podem ser usadas para escalar, fazer trilhas leves ou até levar seu notebook para o trabalho.
3) Mochila Cargueira – 60 Litros a 80L: A mochila cargueira deve transportar tudo, é a melhor mochila para o seu mochilão. Tome cuidado pois isso pode transformar seu trekking em um martírio devido ao excesso de peso.
Ela deve ser robusta e confortável, opte por modelos que tenham abertura no meio e divisão para o saco de dormir e outros itens a separar. Algumas mochilas não vem com capa de chuva, fique atento.
– Saco de dormir:
Os sacos de dormir existentes mostram em suas etiquetas o nível de proteção que proporcionam. Usa-se especialmente a terminologia “nível de conforto” e “nível extremo”. Deve-se escolher o saco pela temperatura de conforto e não pela temperatura extrema. Lembre-se que quanto mais leve e menos volumoso melhor será para acomodá-lo na mochila e transportá-lo.
– Isolante térmico:
A melhor opção são os infláveis, que são confortáveis e pequenos, porém mais caros. Todos sempre apresentam o risco de furar, um kit de reparo é essencial. Não confunda porém isolantes térmicos infláveis com colchões infláveis, pois estes são pesados, volumosos e menos resistentes.
Os isolantes mais leves e baratos são os de EVA (aqueles mais comuns). Não apresentam muito conforto e são volumosos, porém quase sempre vão do lado de fora da mochila. Para quem tem orçamento limitado é o mínimo necessário.
– Vestuário:
Um anorak (Com proteção de coluna d’ água alta)
Um fleece 100
Luvas
Gorro
Calças e blusas de segunda pele
Uma calça de fleece
Camisas sintéticas de rápida secagem (preferencialmente as com íon de prata).
– Botas de trilha:
Opte por botas de cano acima do tornozelo, robustas, impermeáveis, com solados rígidos, aderentes e bem acolchoadas.
MUITO IMPORTANTE:
1 – Não compre por impulso: Alguns materiais podem ser alugados quando não se usa com frequência.
2 – Pesquise e pesquise e pesquise: Pergunte aos amigos, veja reviews na internet, leia matérias em revistas, compare produtos, experimente de alguém, deixe uma mensagem aqui e por aí vai…
Esperamos ter ajudado a instigar mais seu senso crítico em como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha.
Compartilhe com seus amigos essas dicas e boas aventuras!
Veja também
Redator
Uni Córnio da Produtividade
Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.
Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro
Veja também
Como chegar na Pedra Bonita
Como chegar na Pedra da Gávea
Novidades
Como chegar na Pedra Bonita
Apoiadores e Parceiros
Associada a
Associada a
Receba nossas novidades
Pacotes de Viagem
Rio de Janeiro
EXPEDIÇÕES DE TREKKING
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
RECEPTIVO RIO DE JANEIRO
rio@nattrip.com.br
✆ +55 (21) 96931-8893
(Tours/Aventuras/Passeios no Rio de Janeiro)
PACOTES E EXPEDIÇÕES
dmc@nattrip.com.br
✆ +55 (21) 98331-2706
(Pacotes e Expedições de Trekking pelo Brasil)