Você saberia definir o que é Trekking?
No turismo de aventura, pode-se perceber o uso da palavra Trekking para designar genericamente a atividade de longas caminhadas ecológicas, como por exemplo as expedições. O que muitos não sabem é que trekking é na verdade um esporte.
A competição é mais conhecida como enduro a pé. De fato, existem algumas modalidades deste esporte, como trekking independente, trekking assistido e trekking de regularidade (ou enduro a pé).
No trekking independente, como o nome já sugere, o praticante é responsável por tudo. Escolhe a rota, planeja a expedição, estuda o clima, prepara o equipamento necessário e organiza os utensílios que irão na mochila. Este tipo de atividade requer muito conhecimento técnico de orientação e navegação, sobrevivência em ambiente hostil e muito preparo físico.
Aos que desejam praticar esta atividade, mas não têm tanto conhecimento técnico, devem aderir ao trekking assistido. Neste, a pessoa pratica a atividade da mesma forma que o trekking independente, porém, contando com o know-how técnico de guias e eventualmente carregadores. A Nattrip organiza e promove esta modalidade. Confira aqui.
Enduro a Pé, ou Trekking de Regularidade.
É uma competição de regularidade cujo objetivo é percorrer trilhas pré-determinadas a pé, dentro de velocidades médias e condições estabelecidas pelos organizadores da competição, com planilhas que fornecem algumas informações tais como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. Os desenhos na planilha ajudam a identificar o percurso a ser seguido. Estes desenhos podem representar árvores caídas, cercas, rios, etc. A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto.
Neste esporte, as equipes utilizam equipamentos como bússola, calculadora, cronômetro e equipamentos digitais ou mecânicos para contabilizar passos durante a prova. Alguns usam equipamentos sofisticados, como palmtops e até notebooks. Geralmente proíbe-se o uso de equipamentos capazes de medir distâncias como canetas laser, ultra-som, GPS, etc. Também proibe-se o uso de recursos de comunicação como telefones celulares, rádio, etc.
As equipes podem ter de 2 a 6 membros que desempenham atividades específicas. Dentre estas atividades está a navegação, onde o integrante interpreta e localiza as referências informadas na planilha fornecida pela organização. Há também o integrante que realiza as contas necessárias para que a equipe se mantenha na velocidade média exigida pela planilha e cronometra o tempo utlizado para cumprir cada trecho do percurso. Além destes, há o integrante que faz a contagem de passos, determinando a distância percorrida e a velocidade ideal da caminhada. Também cabe ao contador de passos juntamente com o calculista controlar a velocidade das passadas, isto é, a velocidade média.
Para a verificação da regularidade utiliza-se Postos de Controle, também conhecidos como PCs, posicionados estrategicamente ao longo do percurso, de modo que as equipes não saibam sua localização e nem a quantidade exata. Os postos de controle podem operar de várias formas, como por exemplo usando bases eletrônicas de registro onde um chip identifica a equipe e permite armazenar informações sobre o desempenho durante a prova. Podem tambem utilizar receptores de GPS capazes de registrar o horário de passagem de cada equipe em determinados pontos do percurso. Outra maneira é alocar organizadores da prova que registram o horário de passagem da equipe, porém atualmente esta prática está em desuso devido ao fato dos recursos eletrônicos permitirem maior imparcialidade no registro e apuração das provas.
A pontuação geralmente é atribuída na forma de pontos referentes ao atraso ou adiantamento da equipe no percurso, baseado no que foi solicitado pela planilha. No Circuito Carioca de Trekking, penaliza-se com um ponto o PC atrasado e dois pontos a cada PC adiantado. O PC perdido soma 2000 pontos e PC com mais de 20 minutos adiantado ou atrasado conta 1200 pontos. Para o PC virtual, cada metro errado soma 1 ponto. Ganha a prova a equipe que ao cumprir corretamente o percurso informado na planilha obtiver o mínimo de penalidades.
Apesar de não haver muita visibilidade, no Brasil este esporte é muito praticado. O campeonato brasileiro acontece todo ano, assim como circuitos regionais. No Rio de Janeiro há o Circuito Carioca de Trekking.
Compartilhe com seus amigos!
Veja o que estão dizendo
Redator
Uni Córnio da Produtividade
Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.
Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro
Veja também
Como chegar na Pedra Bonita
Como chegar na Pedra da Gávea
Novidades
Como chegar na Pedra Bonita
Apoiadores e Parceiros
Associada a
Associada a
Receba nossas novidades
Pacotes de Viagem
Rio de Janeiro
EXPEDIÇÕES DE TREKKING
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
RECEPTIVO RIO DE JANEIRO
rio@nattrip.com.br
✆ +55 (21) 96931-8893
(Tours/Aventuras/Passeios no Rio de Janeiro)
PACOTES E EXPEDIÇÕES
dmc@nattrip.com.br
✆ +55 (21) 98331-2706
(Pacotes e Expedições de Trekking pelo Brasil)