Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

O que fazer na Chapada Diamantina? Onde ficar? Como chegar? Melhor época do ano?

O que fazer na Chapada Diamantina? Essa é a principal pergunta que cruza a cabeça de alguém que começa a considerar essa região, do centro da Bahia, como uma opção de viagem! A Chapada da Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, com cachoeiras, rios, cânions e grutas, seu cenário espetacular chama atenção de aventureiros de todo o país. Essa região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada da Diamantina e é composta por 24 municípios, Lençóis é considerada a porta de entrada para o parque.

o que fazer na Chapada Diamantina

O que fazer na Chapada Diamantina: Onde ficar?

Lençóis na Chapada Diamantina é o principal destino e ponto de âncora de muitos viajantes do parque, com sua melhor infraestrutura, distância do aeroporto e número de hospedagens, restaurantes e serviços, é o local ideal para ficar durante a sua viagem. Lençóis foi Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e eleita por 4 anos um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil. Mas não deixe de visitar as outras localidades de apoio na Chapada Diamantina para aproveitar todas as regiões do parque, como o Vale do Capão, Andaraí, Mucungê e Ibicoara.

Ficando no Vale do Capão, na parte central do Parque da Chapada Diamantina, você ficará rodeado por serras em um local considerado um santurário ecológico e de fácil acesso para a Cachoeira da Fumaça e a do Morrão. Em Ibiocara, a sudoeste da Chapada Diamantina, local que vem ganhando espaço no turismo, sua atração principal é a cachoeira do Buracão.

O que fazer na Chapada Diamantina: Como chegar?

A maneira mais rápida de chegar na Chapada Diamantina é pelo aeroporto de Lençóis, que recebe voos regulares e está a 20km do centro da cidade. Indo de ônibus é necessário ir para Salvador (BA), capital do estado, e escolher uma das companhias que fazer o transporte até a região em uma viagem que dura certa de 6 horas e 409km.

O que fazer na Chapada Diamantina?

A Chapada tem diversas opções de passeios, dentro dessas opções indicamos o:

  1.  Morro do Pai Inácio: 1120 metros de altitude e é um dos lugares mais visitados na Chapada Diamantina. Do cume do Morro Pai Inácio temos um dos visuais e mirantes mais bonitos do Brasil, que é conhecido como um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina.
  2.  Poço Azul: O passeio Poço Encantado e Poço Azul Chapada Diamantina é perfeito para conhecer dois lindos monumentos naturais da Chapada Diamantina, o Poço Encantado e o Poço Azul. Com profundidade que varia de 3,5 a 16 metros é possível enxergar o fundo através da água límpida. Ao lado da Gruta da Pratinha e da Gruta Azul, ele forma um complexo no qual se pode praticar esportes como tirolesa e canoagem, além de mergulhar e apreciar os fenômenos de refração da luz solar dentro da água, provocando brilhos multicoloridos que inspiraram os nomes dos lugares.
  3.  Cachoeira da Fumaça: A Fumaça é uma das maiores quedas-d’água do país, com 385 metros de altura. A trilha até a parte de cima da Cachoeira da Fumaça tem aproximadamente 6 km de distância e lá de cima é possível bater belíssimas fotos de vários ângulos da cachoeira.
  4. Vale do Pati: Para os amantes de aventura e expedições de trekking, A Travessia do Vale do Pati é considerada uma das mais belas do Brasil, com uma extensa área cercada de montanhas, repleta de cachoeiras e belezas naturais, onde a natureza permaneceu praticamente intocada.

Quando ir para a Chapada Diamantina?

Não existe época ruim para chegar na Chapada Diamantina. As chuvas de verão (novembro a janeiro) podem atrapalhar as trilhas, mas deixam as cachoeiras mais cheias. Entre março e maio, passadas as chuvas de verão, você vai encontrar a Chapada mais verde; e entre maio e setembro, dificilmente vai pegar alguma chuva. O meio do ano, entre maio e setembro, é também a época em que nos dias claros as grutas Azul, do Poço Azul e do Poço Encantado recebem a incidência de raios de sol que deixam suas águas azuladas.

Você já foi para a Chapada? Conte sua viagem para a gente aqui nos comentários ou se tiver alguma dúvida sobre esse destino! :)

Veja também

Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Tour Operator Scholarship Program da Adventure Travel Trade Association (ATTA)
10 motivos para contratar a Nattrip
viagem a trabalho
Por que ter um Blog

Por que ter um blog?

Dinâmicas de Grupo Motivação
dinâmicas de grupo para empresas
Redator
Uni Córnio da Produtividade

Uni Córnio da Produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Compartilhe essa página com alguém

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175

E-Book Rio de Janeiro

Passeios baratos no Rio de Janeiro cover
O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua

Novidades

 A Nattrip está apta a receber turistas chineses
Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades